sexta-feira, 4 de março de 2011

Rali de barcos movidos a energia solar no Brasil

Apenas por curiosidade, aqui vai o link:


http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a3207910.htm





Have fun ;D

Apresentado sistema de energia solar móvel



A Donauer Solartechnik, especialista em soluções de energias solares, apresentou o novo Sistema de Energia Solar Móvel (SESM). Este sistema inovador está integrado num contentor que inclui todos os equipamentos para o fornecimento de energia fotovoltaica.
 
A gestão inteligente da energia permite que se utilize o SESM como sistema autónomo nas zonas rurais, em sistemas de telecomunicações ou como auxilio às redes existentes. Um pico de 36 kW pode ser ligado ao modelo, em que a energia da bateria é de 144 kWh.

Para garantir um bom serviço da bateria, foi colocado um sistema de refrigeração com ar condicionado activo e passivo, que garante um elevado desempenho mesmo a altas temperaturas. O sistema de filtro profissional inclui limpeza automática.

Fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=10402

Notícia - Energia solar para 100 mil

O Algarve vai dispor de centrais fotovoltaicas capazes de produzir energia eléctrica equivalente às necessidades de cerca de 100 mil consumidores, segundo revelou ao CM o director-geral de Energia e Geologia.


De acordo com José Perdigoto, "foram integralmente atribuídos" todos os lotes para a instalação de centrais de energia solar no Algarve sujeitos a concurso público no final do ano passado. A potência total a instalar na região é de 30 megawatts, repartida por centrais com 2 megawatts cada uma.

O referido responsável destacou que "o licenciamento é relativamente facilitado porque se trata de pequenas centrais" e a sua concretização depende sobretudo "dos promotores". José Perdigoto disse estar convicto de que "dentro de um ano e pouco a dois anos poderemos ter já os projectos no terreno".

"O Algarve tem uma vantagem adicional muito grande relativamente à energia fotovoltaica, dado que é uma região com grande diferença de consumo entre o Inverno e o Verão, e no Verão as tecnologias solares acabam por ter maior produção", frisou o director-geral de Energia e Geologia. 

José Perdigoto realçou ainda que a região tem uma boa exposição solar e que a energia é produzida durante o período de maior consumo, que é durante o dia. 

Fonte:  http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/energia-solar-para-100-mil

Projecto Barco Solar 2 - O porquê da energia solar!



 Tendo em conta o elevado consumo de energia a nível mundial, e os processos para obtenção da mesma, cada vez mais se pensa na utilização de energias mais amigas do ambiente, ou seja, menos poluentes e com menores impactos ambientais; além disso, existe também o factor "custo", mas esse por vezes não abona em favor deste tipo de energias.. Decidimos deste modo, utilizar uma dessas energias, a energia solar.

A luz do sol é uma energia com diversas utilizações. No caso das plantas, é aproveitada para o processo de fotossíntese. Com uso de equipamentos de captação, é possível transformar essa força em outros tipos de energia, como a elétrica e de calor — normalmente usada para aquecimento de água. A vantagem da energia solar é ser uma fonte limpa e renovável, uma vez que a luz chega até nós naturalmente e sem nenhuma poluição, apenas é necessário captá-la. A principal desvantagem é o alto custo do aparato tecnológico para captação.