quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Notícia sobre energia solar



Os Estados Unidos aprovaram na segunda-feira o maior projecto de energia solar do planeta, constituído por quatro unidades no sul da Califórnia, que exigem um investimento total de quatro mil milhões de dólares.“A central de energia solar The Blythe vai ter quatro unidades de 250 megawatts e ser construída no deserto de Mojave”, revelou o secretário do Interior, Ken Salazar.
“Quando o projecto for concluído, deve produzir até 1.000 megawatts, energia suficiente para abastecer 750 mil residências americanas, o que faz da Blythe a maior fábrica de energia solar do mundo”.
A capacidade total vai ser igual a de uma turbina de central nuclear ou de uma fábrica moderna a carvão, destacou a Solar Millennium, empresa que desenvolve o projecto. A companhia prevê iniciar a construção da Blythe ainda este ano, criando mais de mil empregos.
A Blythe é parte de uma série de projectos de energia renovável aprovada pelo departamento do Interior nas últimas semanas.



Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/15/0/eua_aprovam_o_maior_projecto_de_energia_solar_do_mundo

Ponto de situação do trabalho

Neste momento, encontramo-nos em fase de estudo da montagem da parte eléctrica do Barco propriamente dito.

Estamos a estudar todas as peças, o seu modo de funcionamento, e a maneira de uma montagem mais eficaz.

Inscrevemo-nos também num fórum da modalidade, e estamos à espera de resposta por parte da administração do fórum.

Depois do esquema da montagem, e de um diagnóstico de necessidades, iremos então enviar o nosso pedido de ajuda à Arquiled.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Algumas fotos do projecto



O grupo:


O nosso barco:




O restante material:

Servos para as hélices (vão fazer as hélices girar e mover o barco):

Regulador de tensão (vai regular a tensão, passando apenas aquela que necessitamos):

Painel solar (para fornecer a energia necessária):

Bateria que vai ser carregada através da energia solar:

Receptor do radiocomando:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mais uma noticia sobre energia solar - Energia solar concentrada, uma oportunidade para os países do Sul

PERPIGNAN, França — A energia solar concentrada, produzida por centrais dotadas de espelhos que refletem os raios do Sol para acionar uma turbina, pode mudar o mapa energético mundial, segundo estimativas de cerca de 800 especialistas de mais de 40 países reunidos no seminário Solarpaces, realizado em Perpignan (sul da França).
Até 2050, este tipo de energia renovável poderá representar cerca de 10% da produção mundial de eletricidade, calcula a Agência Internacional de Energia (AIE).
Países do norte de África, Austrália, Índia, África do Sul, Espanha e Portugal poderão abrigar esse tipo de central, que necessita de muito sol, explicou Cédric Philibert, especialista da AIE.
Estas centrais, denominadas "termodinâmicas", são dotadas de espelhos móveis que concentram a energia solar na direção de um tubo preenchido com um fluído que se aquece. Este calor produz vapor d'água e aciona uma turbina.
Com a queda do preço dos materiais e o aumento do consumo de eletricidade, a energia solar concentrada poderá tornar-se competitiva a partir de 2020, afirmam os especialistas.
O Emirado de Abu Dabi terá, daqui a dois anos, a maior central solar desse tipo, com capacidade de 100 megawatts, um projeto realizado pelo grupo francês Total em parceria com o espanhol Abengoa no valor de 600 milhões de dólares.
Entre os países desenvolvidos, Espanha e Estados Unidos lideram o setor, com várias centrais em atividade e muitos outros projetos, segundo Philibert.
Já o os futuros fornecedores de eletricidade para a Europa poderão encontrar espaço no norte da África.
Há alguns anos, um grupo de especialistas também lançou a ideia de que toda a eletricidade consumida no mundo poderia ser produzida por uma central solar com superfície equivalente a 1% do deserto do Saara.
Uma unidade já foi instalada no Marrocos e poderá produzir cerca de dois gigawatts; outra funciona no Egito. Há ainda projetos em discussão na Argélia.
Estas iniciativas fazem parte do Plano Solar Mediterrâneo (PSM), que prevê a construção, até 2020, de instalações de produção de eletricidade renovável, por exemplo, com energia solar, no sul e a leste da bacia mediterrânea.
Parte dessa produção seria exportada para a Europa, o que estimulou algumas empresas a estudar a possibilidade de desenvolver uma rede sob o Mediterrâneo que permitirá transportar esta eletricidade para o norte.
Existe já uma linha entre Algeciras (sul da Espanha) e Tânger (norte do Marrocos). No momento, a energia transita da Espanha para o Marrocos, mas no futuro a situação poder se inverter.
A França é pioneira nessa tecnologia, com a inauguração, em 1969, do forno solar de Odeillo, nos Pirineus, o equipamento desse tipo mais potente construído até hoje (1.000 kilowatts).

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jFJD0VSDUdPDTWdqtYzYSOz8Ua3Q

Noticia sobre energia solar - Resul elege energia solar como prioridade para 2011

Na sua área de negócio tradicional, de equipamentos para distribuição eléctrica, o grupo está a fechar um contrato de cinco milhões de euros em Angola.
A Resul, empresa portuguesa especializada em equipamentos energéticos, elegeu a energia solar como prioridade para 2011.

Fonte:  http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=446885

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pedido de ajuda

Hoje, dia 1 de Outubro, vamos elaborar um pedido de ajuda à empresa Arquiled, a qual possui as instalações na nossa freguesia, para tentar perceber a maneira de montar tudo o que possuímos, que nos foi deixado pelos nossos colegas. Temos muito material eléctrico, e como não sabemos ao certo como proceder a uma correcta montagem, vamos pedir a ajuda de quem percebe um pouco mais do que nós do assunto. Esperamos que tenham em consideração o nosso pedido para começarmos o trabalho de montagem do barco.



O Grupo